NoticiasDetalhe

Notícia

Violência Doméstica
MPRJ reforça integração nacional no enfrentamento à violência doméstica durante XV COPEVID, em Vitória
Publicado em Wed Dec 10 08:22:50 GMT 2025 - Atualizado em Wed Dec 10 08:22:46 GMT 2025

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, nos dias 4 e 5 de dezembro, do XV Encontro Nacional da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (COPEVID), realizado em Vitória, no Espírito Santo. Com o tema “Ações integradas no enfrentamento à violência doméstica: da proteção criminal ao fortalecimento das políticas públicas”, o evento reuniu membros do Ministério Público brasileiro para debater a importância da atuação coordenada entre diferentes instituições no combate à violência contra mulheres.

“Na reunião, a nova coordenação foi eleita e foram debatidas iniciativas que serão desenvolvidas ao longo do próximo ano, além de estabelecidas as prioridades. A coordenação propôs a criação de subcomissões temáticas, com a finalidade de aprofundar discussões e articulações com as demais comissões do GNDH sobre temas considerados estratégicos no enfrentamento à violência de gênero e na promoção dos direitos das mulheres”, ressaltou a promotora de Justiça Eyleen Marenco, subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAOVD/MPRJ) e membro suplente da COPEVID. 

No primeiro dia, além de reuniões internas, foi realizada uma palestra sobre o papel do Ministério Público na prevenção, no combate e no enfrentamento à violência institucional de gênero. No segundo dia, a procuradora de Justiça Carla Araújo abordou a importância das políticas públicas e a rede de enfrentamento à violência doméstica no apoio e atenção a mulheres e meninas.

Sobre a COPEVID
A COPEVID integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), reunindo representantes dos Ministérios Públicos Estaduais, Federal, Militar, do Trabalho e do Distrito Federal e Territórios. Ao longo de 12 anos de atuação, contribui para o aperfeiçoamento das políticas públicas nacionais e para a atuação coordenada no enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Por MPRJ

violência doméstica
políticas públicas
caovd
gndh
copevid
violência familiar
26 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar