NoticiasDetalhe

Notícia

Criminal
MPRJ obtém mandados de prisão, e Polícia Federal prende dois PMs por vazamento de informações a organização criminosa
Publicado em Mon Dec 08 20:56:51 GMT 2025 - Atualizado em Mon Dec 08 20:56:44 GMT 2025

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada, obteve na Justiça 11 mandados de prisão temporária e de busca e apreensão no âmbito de investigação que apura a atuação de uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas. As ordens judiciais foram cumpridas nesta segunda-feira (08/12) pela Polícia Federal.

O MPRJ também obteve a suspensão do exercício da função pública dos policiais investigados, como medida de proteção à investigação e à ordem pública. O inquérito apura crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, corrupção ativa e passiva e violação de sigilo funcional, entre outras infrações penais.

Um dos presos é o 2º sargento Rodolfo Henrique da Rosa, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Segundo a investigação, ele atuava como informante de Carlos da Costa Neves, conhecido como “Gardenal”, apontado como gerente do tráfico no Complexo da Penha e responsável pela expansão da facção criminosa na região da Grande Jacarepaguá.

De acordo com as apurações, Rodolfo Henrique da Rosa utilizava aplicativo de mensagens para repassar informações sigilosas sobre operações policiais à organização criminosa, permitindo que o grupo se antecipasse às ações do Estado. Ele também é apontado como responsável pela escalação de equipes do Bope para determinadas operações, o que ampliava sua capacidade de interferência nas ações policiais.

O outro preso é o policial militar Luciano da Costa Ramos Júnior. Segundo as investigações, ele também repassava informações privilegiadas sobre operações policiais ao grupo criminoso. A investigação indica que os policiais atuavam de forma integrada à estrutura da organização criminosa, prestando apoio estratégico por meio do vazamento de informações sensíveis, o que favorecia o tráfico de drogas, o planejamento de invasões a comunidades rivais, a circulação de armas e a gestão financeira da facção.

Por MPRJ

mprj
busca e apreensão
prisão
vazamento de informações
66 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar