Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, na segunda-feira (08/12), Reunião Ordinária do Fórum Permanente de Planejamento e Gestão (FPPG), no Auditório Vera Leite. A pauta contou com a apresentação de ações e projetos desenvolvidos pela instituição ao longo de 2025: a apreciação do Projeto “CAO com Você” – CAO Violência Doméstica; “IERBB: Panorama 2025 e Perspectivas para 2026”; “Transformação Digital do MPRJ – relatório da Secretaria Geral de Modernização Tecnológica e Inovação”; e a apresentação do "Comitê de Promoção à Vida Saudável: atualização sobre o desenvolvimento dos trabalhos e panorama nacional".
O encontro foi organizado pela Secretaria dos Órgãos de Governança, em parceria com o Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), e contou com a presidência do subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto. A subprocuradora-Geral de Justiça de Planejamento Institucional, Andréa Amin, iniciou os trabalhos fazendo um breve resumo da Resolução GPGJ nº 2.759, de 26 de novembro de 2015, que estabeleceu novos parâmetros de governança e planejamento estratégico.
As promotoras Isabela Jourdan e Eyleen Marenco, respectivamente coordenadora e subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO VD/MPRJ), apresentaram o projeto institucional “CAO com Você”, que tem o objetivo de colocar o Ministério Público no mapa central de combate à violência doméstica. A partir de quatro eixos, a ação promoveu o fortalecimento da atuação das promotorias de Justiça através de mapeamento digital, levantamentos, diagnósticos e capacitações, com intensificação da articulação da rede de equipamentos e com órgãos de segurança pública, além de convênios com o Tribunal de Justiça. Por unanimidade, o Fórum decidiu pela continuidade do projeto em 2026.
A reunião prosseguiu com a apresentação “IERBB: Panorama 2025 e Perspectivas para 2026”, na qual o diretor do IERBB/MPRJ, promotor de Justiça Leandro Silva Navega, fez um balanço das atividades desenvolvidas e o planejamento para o ano que vem. Em 2025, o instituto promoveu 62 cursos de capacitação presenciais com 5 mil alunos. Já no Ensino À Distância (EAD), foram 174 cursos com 20.131 usuários. A expectativa para 2026 é que o IERBB passe a ser a primeira escola de governo do Ministério Público a receber autorização do Ministério da Educação para ter curso de pós-graduação através de plataforma virtual, com o número de alunos chegando a 25 mil. Navega destacou ainda número recorde de usuários da biblioteca: foram 4530 usuários em 2025, além de outros 3 mil cadastrados de forma digital.
O promotor de Justiça André Navega, Secretário-Geral de Modernização Tecnológica e Inovação, enfatizou a importância de planejamento diante do desafio de implementação de novas ferramentas durante a apresentação do relatório “Transformação Digital do MPRJ”. O desenvolvimento das áreas de inovação, inteligência artificial (IA) e ciência de dados, além dos projetos de tecnologia da informação, foram considerados desafiadores para que fossem operacionalizados em um curto espaço de tempo. Uma das saídas encontradas foi estabelecer acordos de cooperação com outros MPs e instituições que já possuíam soluções desenvolvidas. Como prioridade, funcionalidades de IA que possam ser usadas universalmente, como a transcrição de audiências. Desde outubro, quando a ferramenta foi disponibilizada, foram 7277 transcrições, totalizando 1801 horas.
A apresentação do Comitê de Promoção à Vida Saudável (COMVIDA), realizada pelo subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto, mostrou que o MPRJ consolidou, ao longo de 2025, uma série de iniciativas voltadas à promoção da saúde mental – tendo como foco ampliar a psicoeducação, enfrentar estigmas e preparar o ambiente institucional para lidar com transtornos que afetam cada vez mais a sociedade. Foram citadas palestras e conteúdos voltados à compreensão de transtornos, além do avanço na produção de materiais sobre temas emergentes, como o uso abusivo de telas e vício em jogos de apostas (bets). Outro avanço importante foi o fortalecimento das políticas de readaptação de membros e servidores que retornam ao trabalho após adoecimento psíquico. Para 2026, o comitê prepara episódios do inédito podcast “Conversa com quem sabe”, com temas como TDAH, alcoolismo e dependência de jogos, e a disponibilização para todo o MPRJ de cursos de saúde mental através do IERBB.
Por MPRJ
42
VISUALIZAÇÕES*
(Dados coletados diariamente)
