NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
PGJ participa do encerramento da 14ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD)
Publicado em Sat Dec 06 16:15:12 GMT 2025 - Atualizado em Sat Dec 06 16:15:09 GMT 2025

O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Antonio José Campos Moreira, participou da cerimônia de encerramento da 14ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), realizada no Palácio Guanabara, sede do do Estado. Durante o evento, foi divulgada a “Carta do Rio de Janeiro”, na qual os governadores dos estados das regiões Sul e Sudeste, responsáveis por mais da metade da população brasileira e por 70% da produção econômica do país, reafirmaram o compromisso histórico com a cooperação, a inovação das políticas públicas e a construção de soluções conjuntas. O documento, lido pelo assessor especial do Governo, Alex Castellar, ressaltou que, nesta edição, a segurança pública foi tratada como prioridade, com foco no enfrentamento das facções criminosas e suas novas configurações, marcadas pela conquista de territórios, mobilidade entre estados e utilização de redes de financiamento e lavagem de dinheiro.

Com esse objetivo, os órgãos de governança do COSUD defenderam, na carta, o aperfeiçoamento de mecanismos interestaduais de integração tecnológica e operacional de dados, com a recuperação de ativos de organizações criminosas para reinvestimento nas forças estaduais de polícia, o combate à cadeia logística dos crimes relacionados a roubos e furtos de celulares e a interoperabilidade entre os sistemas estaduais de identificação multibiométrica de criminosos. Foram enfatizadas, ainda, a preservação da autonomia das polícias estaduais e a criação de modelos de compensação financeira subordinados aos governadores. A destinação de parte da arrecadação da taxação das apostas nas bets foi apontada como medida para financiar políticas de segurança pública, com o objetivo de capacitar e ampliar a capacidade operacional dos estados, além da criação de linhas permanentes de financiamento via BNDES para aquisição de tecnologia, inteligência, digitalização de dados, sistemas de monitoramento e cercos eletrônicos, com vistas à modernização da segurança pública estadual.

Ao término da leitura do documento, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi anunciado como novo presidente do COSUD, em substituição ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro. A 15ª edição do evento será realizada a partir do dia 20 de março de 2026.

O COSUD no Rio de Janeiro

Ao longo de dois dias, os promotores de Justiça Reinaldo Lomba, coordenador de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), e Mário Lavareda, assistente do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), junto ao PGJ, também participaram de reuniões temáticas sobre o combate ao crime organizado, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O encontro reuniu membros do Ministério Público e representantes das forças de segurança dos estados, que discutiram estratégias e ações para o compartilhamento de informações e o fortalecimento das ações de segurança pública de forma coordenada. Também foram abordados temas como lavagem de dinheiro e recuperação de ativos.

A atuação conjunta diante de eventos climáticos extremos foi tema de outra reunião do COSUD, realizada na sede da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), no Centro do Rio. O promotor de Justiça José Alexandre Maximino, coordenador do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ), participou do encontro, no qual foram debatidas diretrizes para a estruturação de sistemas de defesa civil, planos de contingência mais eficientes, além do intercâmbio e da integração entre os entes federativos na concepção de programas, projetos e ações.

Criado em Belo Horizonte, em março de 2019, o COSUD tem como missão consolidar uma agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, por meio da troca de experiências e da abordagem de temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais das duas regiões. 

Por MPRJ

31 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar