Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, nesta segunda-feira (06/10), alunos da Escola Municipal General Tasso Fragoso, localizada em Padre Miguel, Zona Oeste do Rio, em mais uma edição do projeto Caminhos da Cidadania, circuito que compreende visitas ao MPRJ e ao Museu Histórico Nacional (MHN).
No MPRJ, os estudantes do 8º ano participaram de uma visita guiada pelas exposições “Congressos e Encontros: em Construção da Cidadania” e “O MP e o Novo Estado: os 50 anos da fusão”. A recepção foi conduzida pela historiadora Nayara Santos, pela estagiária de História Samara Tarouquela e pela estagiária de Biblioteconomia Evellyn Dayana. De maneira prática e interativa, as mediadoras mostraram como o Ministério Público atua na sociedade e de que forma a população pode acioná-lo em defesa de seus direitos. Durante a conversa, um dos alunos relembrou o caso do “falso profeta”, em que um pastor foi denunciado à Justiça por meio do MPRJ por usar a fé das pessoas para obter dinheiro.
Na sequência, os estudantes participaram de duas dinâmicas. Na primeira, o objetivo era identificar os agentes políticos pertencentes ao Executivo, Legislativo e Judiciário, por meio de suas atribuições, compreendendo também o papel fiscalizador do MP. Na segunda, conduzida pelo arquivista Kevyn Gonçalves e a estagiária arquivologia de Lucimara de Paulo, os estudantes simularam as etapas de doação, higienização e preservação de documentos, como ocorre na Reserva Técnica do memorial.
No MHN, os estudantes foram recebidos pelo historiador e educador Edmilson Santos. Durante a passagem pelos jardins do Museu e o Pátio Santiago, eles refletiram sobre o processo de povoamento da cidade, a derrubada do Morro do Castelo e a importância do espaço como patrimônio cultural do Brasil.
O projeto Caminhos da Cidadania integra as atividades educativas promovidas pelo MPRJ com o objetivo de aproximar os jovens do trabalho da instituição e reforçar a importância da cidadania e da defesa dos direitos coletivos.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)